O periódico científico como
1".desenvolvimento2 , mostra que isso não se375uma revisão de literatura3.345.6.4. Por essas3,4,7.37.no processo deopinion polis com3,8.referee (26%) e das normas9.10.Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 199611,12.13.papers".14.apud Mulkay afirma que os15,16.papers citados incluídos na17.18.referees e autores.19.científico: a literatura1720.21.22. Trata-se destatus,23,24.25,26.27.da ciência. Esse papel, segundo28. O papel deé mais difícil de desempenhar29.referees ou de outras posições29.6.big science e as de orientaçãoafirma Mulkay, sem falar na30.31. A outra,32.6.32.referees são escolhidos com basereferees, por estar33.379de comunicação: uma revisão de literatura34.35.36.34.37,38.Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996Communication: theOxford: Pergamon,desenvolvimento daanálise histórica, filosófica,Little science, big science.Conhecimento público. Sãosociologia e ideologiaJournal ofv.10, n.1, p.37-Americanp. 195-201, July, 1963.Journal of Researchn.3, p.99-110,Federationn.29, p. 1595-1604, 1970.Journal ofv.3,Journal of Informationn.3, p. 13-26, 1981.Internationalv.4, n.3, p. 279-312,CommunicationThe scientificAmericann.32, p.391-403,Science, technology and society,American Journal of Sociology\Current Contents1Informationv.2, n.2,SociologiaRio de Janeiro:v.5,e Cultura, v.35, n.10, p.1442-Sociologia. SãoDados: Revista deRio de Janeiro: IUPERJ,RioJournals ofv.3, n.5, p.211-26,Jerusalém: D. Reidel, 1978.Americanv.2, p. 195-201, Nov. 1967.Journal of Researchv3, p.37-45,Science,a crossdísciplinaryCharactristicsBudapest:The scientific; aandHerald of Library Science,EstruturaRio de Janeiro:apoio governamental às publicaçõesRio381em estudo de caso: oAlgumasRio de Janeiro: InstitutoModelo para avaliaçãoAvaliação de periódicosRio de Janeiro. UFRJ-IBICT,Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996
ARTIGOS
O periódico científico como
veículo de comunicação:
uma revisão de literatura*
Dely Bezerra de Miranda
Maria de Nazaré Freitas Pereira
Resumo
Estudo da participação do periódico no
processo de comunicação científica, suas
características e os fatores que afetam esse
processo. A análise é feita a partir do
entendimento do periódico tanto como
transferidor de conhecimento, quanto o de
oportunizar a comunicação entre os pares
de uma comunidade científica. A estes se
agrega a análise das atividades associadas
à disseminação que conferem aos
periódicos e aos pares a projeção
necessária à sua visibilidade no meio social
em que eles se inserem.
Palavras-chave
Comunicação científica; Periódico científico.
INTRODUÇÃO
Este trabalho não pretende realizar o
mapeamento da extensa literatura de
comunicação na ciência, mas compreender
o periódico científico como
veículo formal de comunicação em suas
duas vertentes - a de comunicação do
conhecimento e a de comunicação entre
os pares da comunidade científica.
A partir da comunhão destes dois aspectos,
o periódico científico é observado
no que respeita à visibilidade e credibilidade.
Complementando essa análise,
traça-se um programa das práticas
e padrões de comportamento dos
pesquisadores (autores) diante do processo
de comunicação na ciência.
Limita-se o estudo à análise do periódico
em sua forma impressa tradicional e
à situação vigente até o final dos anos
80, quando o periódico eletrônico, que
não é o objeto desta pesquisa, ainda se
encontrava em seus primórdios.
O PERIÓDICO CIENTÍFICO
A comunicação científica pode ser definida,
segundo Garvey, como "o conjunto
de atividades associadas à produção,
disseminação e uso da informação,
desde o momento em que o cientista
concebe uma idéia para pesquisar, até
* Este artigo origina-se da dissertação de
mestrado em ciência da informação "O periódico
científico como veículo de comunicação do
conhecimento e entre os,pares: o caso da
ciência econômica brasileira", apresentado em
1989 à Escola de Comunicação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, em convênio com o
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia, sob a orientação acadêmica da
professora Maria de Nazaré Freitas Pereira.
que a informação acerca dos resultados
seja aceita como constituinte do conhecimento
científico
Como conjunto de atividades que interferem
na produção, pode-se entender:
- as que contribuem para viabilizar um
produto enquanto veículo (suporte físico)
de comunicação do conhecimento;
- as que se refletem no produto e nos
dão elementos para inferir acerca da
comunicação entre os pares de uma
comunidade científica (aqui a comunicação
não se infere pela interação,
mas pelo produto desta - os artigos
científicos).
Por sua vez, como atividades associadas
à disseminação, pode-se entender
aquelas que conferem tanto ao produto
quanto aos produtores a projeção necessária
à sua visibilidade no meio
social em que produto e produtores se
inserem.
Dois tipos particulares de produtos estão
sendo valorizados pela comunidade
científica desde os primórdios de sua
história: a) congressos e reuniões científicas;
b) o periódico científico.
O periódico científico - objeto de interesse
deste trabalho -, criado em 1665,
transformou-se, de um veículo cuja
finalidade consistia em publicar notícias
científicas, em um veículo de divulgação
do conhecimento que se origina das
atividades de pesquisa.
Price, em seu livro O
da ciência
deu automaticamente, e um longo
caminho foi percorrido até que o
Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996
O periódico científico como veículo de comunicação:
periódico assumisse sua feição atual.
A publicação de artigos curtos por
autores individuais foi uma evidente
inovação na vida da ciência e, como
todas as inovações, encontrou nos
cientistas uma resistência considerável.
A transformação do artigo científico em
sua forma atual não se completou senão
acerca de um século atrás. O que havia
anteriormente era muita publicação de
"notícias científicas".
O periódico igualmente se diversificou
e ao tradicional veículo de comunicação
de artigos vieram juntar-se outros como
o de resumo, o de alerta corrente, o de
cartas, e o de revisão e síntese da literatura.
Outra transformação igualmente
significativa para a comunicação científica
foi seu crescimento exponencial e
fragmentação em áreas cada vez mais
especializadas
Como veículo de comunicação do
conhecimento, o periódico cumpre
funções de registro oficial público da
informação mediante a reconstituição de
um sistema de editor-avaliador e de um
arquivo público - fonte para o saber científico
. Segundo Merton, o registro do
conhecimento cumpre ainda importante
função de estabelecimento de prioridade
da descoberta científica - fator importante
na motivação do cientista
Ele cumpre, entretanto, também outra
importantíssima função, qual seja, a de
definir e legitimar novas disciplinas e
campos de estudos, constituindo-se em
um legítimo espaço para institucionalização
do conhecimento e avanço de
suas fronteiras
Como veículo de comunicação entre os
pares, Ziman afirma que o periódico
científico cumpre funções que permitem
ascensão do cientista para efeito de
promoção, reconhecimento e conquista
de poder em seu meio
razões e por outras que passaram a
fazer parte da sociologia da ciência, o
ato de publicar artigos é exigido pelos
pares como prova definitiva de efetiva
atividade em pesquisa científica
Outra importante função é a disseminação
de informações para os
cientistas: históricas, metodológicas,
pedagógicas etc. Porém, por conta da
explosão bibliográfica, Price e
Herschman afirmam que a função de
disseminação tornou-se cada vez mais
dependente das funções de recuperação
que passaram a ser desempenhadas
pelos periódicos secundários
(de alerta e de resumo). Para tanto,
desenvolveu-se uma organização paralela
em torno das revistas de resumos e
de alerta que experimentam crescimento
exponencial proporcional ao dos
periódicos primários
As funções de disseminação e de recuperação
desempenham papel importante
para a visibilidade tanto do
periódico, quanto de seus autores e
editores.
Para cumprimento de todas essas funções,
é necessário, primeiro, que os
periódicos se estabeleçam e, segundo,
que se consolidem. Isso não se dá, todavia,
sem a presença de uma comunidade
científica e sem o fomento das suas
atividades de pesquisa. Portanto, o maior
ou menor desenvolvimento desse veículo
de comunicação dependem:
- do estágio de desenvolvimento da área
científica cujas idéias eles veiculam;
- de uma comunidade engajada na
atividade de pesquisa e da afluência de
artigos para publicação;
- da existência de grupos e instituições
que desempenham funções típicas de
edição, avaliação, publicação, disseminação
e recuperação;
- da existência de mercado representado
por uma comunidade de
usuários que o legitimem;
- de infra-estrutura para distribuição,
recuperação e acesso às informações.
É fato que tais condições encontraramse
presentes nos países de tradição
científica consolidada. A riqueza temática
da literatura de pesquisa em
comunicação científica é um indicador
do que aqui se afirma. Estudos sobre
diversos componentes
comunicação e dos fatores aí intervenientes
são uma constante.
Em um quadro crescente de produção
científica que se materializa principalmente
em artigos, a avaliação do periódico
e da comunidade de pesquisa é
uma exigência de mercado.
Ilustram tal afirmação alguns exemplos
cujo objetivo é destacar aspectos de
interesse para esta análise.
De um lado, tem-se o desenvolvimento
de modelos mais abrangentes que
agregam as características intrínsecas
do periódico e o fator de impacto; de
outro, apenas a aplicação do fator de
impacto - um indicador de prestígio -
que se utiliza de
especialistas ou de análise de citações.
Este último é um dos aspectos de
razoável concentração na literatura
Modelos que incorporam critérios de
qualidade operacionalizam-se pelo
exame direto do periódico e pela
freqüência de citação dos artigos aí
publicados, nele mesmo, ou em outros
periódicos, seu fator de impacto.
Os critérios que se originam da análise
extrínseca incluem a publicação com
clareza, nos fascículos, os fundamentos
do periódico, bem como os procedimentos
e normas que interferem no
controle de qualidade pelos pares. A natureza
do editor- sociedade científica,
instituição de ensino/pesquisa, comercial
- é igualmente levantada e avaliada.
O trabalho de Anderson e Goldstein
demosntra que a aplicação desses
critérios de qualidade para exame de 88
periódicos na área médica norteamericana
é revelador: grande provimento
de instruções aos autores (95%),
mas fraca descrição do funcionamento
do sistema de
de aceitação e rejeição de manuscritos
para publicação (95%). A maioria
dos títulos (70%) é de responsabilidade
das sociedades científicas, e o maior
fator de impacto ocorre entre os títulos
que declararam os critérios de aceitação
e rejeição de trabalhos
Outros critérios têm sido sugeridos, por
exemplo, como a regularidade de
publicação e a indexação em fontes
secundárias
Entretanto, como a avaliação de um
periódico não se dá em seus primeiros
anos de vida, a regularidade e a indexação
- duas constantes após seu estabelecimento
no mercado - não têm sido
incluídas com freqüência.
376
O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura
O PERIÓDICO CIENTÍFICO COMO
INDICADOR DE PRESTÍGIO E
RECONHECIMENTO
Outro aspecto sobre o qual a literatura
da área tem dedicado razoável atenção
é o prestígio do periódico científico.
Segundo Arunachalan e Lancaster,
tradicionalmente o prestígio tem sido
inferido a partir do fator de impacto do
periódico. Este último tem sido um dos
instrumentos mais empregados na atualidade
- a própria base de dados do
Institute for Scientific Information tem
permitido o incremento desses estudos
-, e as pesquisas têm ido além do
fator de impacto como medida de
visibilidade e de avaliação do periódico.
A avaliação da atividade científica em
geral e das disciplinas ou grupos em
particular, isolada ou comparada entre
áreas, instituições e países, tem sido
uma constante
As pesquisas sobre a atividade acadêmica
registrada em periódicos apontam
para um sistema altamente estratificado
em que a produtividade e o prestígio estão
concentrados em uma pequena, mas dominante,
elite de autores e instituições
É preciso que se considere que este
quadro é influenciado por duas síndromes:
a do "publique ou pereça" e a
sua contraparte, "seja citado ou desapareça",
duas constantes na "indústria
dos
Para Hagstrom, a influência da busca
do reconhecimento entre os pares na
carreira de um cientista é algo que tem
sido avaliado indiretamente. Dificilmente
o cientista reconhece que ele busca
o reconhecimento, preferindo apontar a
busca do conhecimento e a solução de
problemas concretos como suas
maiores recompensas
Nesse sentido, o estudo das publicações
científicas pode revelar situações
em que a busca de reconhecimento
se faz deliberadamente presente.
Mais uma vez, é o estudo da produção
da elite científica que pode indicar a
presença ou não de tal influência.
A QUESTÃO DA AUTORIA
Zuckerman
artigos publicados em colaboração
conferem mais crédito ao autor citado
em primeiro lugar. Partindo de tal
pressuposto, o exame de publicações
de autoria coletiva de cientistas com
Prêmio "Nobel" revela que, nos primeiros
anos em que se estabelece a reputação
acadêmica, tais cientistas ocupam
a primeira posição na autoria. Após o
prêmio, a situação se transforma
Tal fato, entretanto, parece ter muito
pouca influência sobre a incorporação
das publicações dos "Nobel", via citação,
nas contribuições de seus pares.
Segundo estudo realizado por Garfield,
entre os 125 cientistas ganhadores do
"Nobel", 104 (83%) escreveram pelo
menos um artigo que recebeu 300
citações ou mais. Artigos com esse
volume de citações são considerados
clássicos e, no período 1965-1984,
apenas 10 mil artigos (0,04% dos 23
milhões de
base do ISI) receberam esse volume de
citações
Contudo, o estudo do periódico científico
via seus artigos pode mostrar
ainda que, por trás da prática de
autoria coletiva, outros fatores, e não
apenas o reconhecimento, estejam-na
influenciando.
Uma mudança na forma de autoria foi
detectada por Gupta em estudo bibliométrico
sobre a Aids, que pretendeu
estudar as tendências da produtividade
de autores dessa especialidade,
considerando que fatores como o
interesse inicial dos pesquisadores e o
crescimento de financiamento governamental
para esse gênero de pesquisa
proporcionaram o aparecimento de
grande número de trabalhos de autoria
conjunta. A contagem da freqüência de
autores é feita para estudar as tendências
de colaboração: somente 25%
dos trabalhos (de um total de 316) são
de autoria única e os 75% restantes são
de autoria institucional ou coletiva. Isto
revela que o trabalho de pesquisa é baseado
quase que exclusivamente em
obras institucionais e em colaboração,
parecendo estar se revertendo o padrão
de autoria anteriormente existente na
área
Não deixa de ser sintomático que parte
dessa literatura se inscreva na tradição
mertoniana da sociologia da ciência.
Crane afirma, por exemplo, que parte da
produção dos anos 60 apontava para a
prevalência de instituições de grande
prestígio acadêmico sobre as de baixo
prestígio, sugerindo que a avaliação de
artigos científicos poderia não ser
totalmente objetiva. A revisão desses
estudos, acrescida de uma pesquisa
empírica sobre instituições de titulação
do Ph.D., tanto de autores quanto de
editores, reconhece que a avaliação dos
artigos científicos é afetada pelo compartilhamento
entre
Na maioria das vezes, ambos tinham as
mesmas instituições de origem de pósgraduação
- pontos de vista em comum
baseados no treinamento, e não em laços
pessoais
Entretanto, nos anos 80, boa parte da
literatura tem investido contra o sistema
de revisão pelos pares e o próprio
establishment
prolifera em trabalhos com opiniões e
experimentos negativos e aponta para
o funcionamento do sistema de revisão
pelos pares contra os autores de
instituições de baixo prestígio
Ainda com respeito à autoria coletiva,
Giambiagi e Giambiagi alertam que é
preciso que se atente para o fato de que
sua prática nem sempre revela a maneira
compartilhada de se fazer ciência.
Algumas vezes "essa pluralidade traduz
apenas uma troca de favores que têm
pouco a ver com umacooperação"
A ÉTICA PROFISSIONAL
Uma questão candente na atualidade
tem sido a fraude científica, tanto por
parte de autores quanto de seus avaliadores.
A imprensa e periódicos especializados
têm dedicado espaço ao
exame do assunto.
Casos de fraude ocorrem até em instituições
de grande prestígio acadêmico,
como Harvard e Cornell, e a área médica
tem sido uma das mais expostas. Em
razão disso, a questão ética tem fundamentado
a revisão de novos procedimentos.
Uma reconsideração significativa
para os pesquisadores de Harvard
é que os pesquisadores evitem a "autoria
honorária", pela qual cientistas que tiveram
pouquíssimas ou mesmo nenhuma
Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996 377
O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura
participação em uma pesquisa assinem
artigos para engordar seus currículos -
uma síndrome que no Brasil os economistas
conhecem como a "síndrome do
cogumelo".
Segundo Garfield, alguns autores, ao
distinguirem entre fraude e outras
atitudes desonestas, parecem atribuir
um peso maior à fraude e enfatizam
que a pesquisa científica sobre a
matéria não é freqüente e o que prolifera
são editoriais, cartas, comentários
e trabalhos opinativos
claro indicador de que o comportamento
científico está longe de
pautar-se pelo modelo normativo
mertoniano.
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO PELOS
PARES
Ante os últimos acontecimentos, que
não são assim tão recentes, Bourdieu
e Magala mostram que a comunidade
científica apresenta-se, isso sim, engajada
em uma luta concorrencial na qual
está em jogo o monopólio da autoridade
científica, considerada ao mesmo tempo
como capacidade técnica (competência)
e poder social (reconhecimento,
origem social)
Tal fato tem levado editores, avaliadores
e representantes de agências de fomento
à busca de saídas para o sistema de
avaliação pelos pares à luz do novo
quadro antiético, pequeno diante da
magnitude do empreendimento científico,
mas nem por isso menos chocante
e preocupante. Questões morais não
podem ser apreciadas matematicamente.
Entretanto, ao lado das questões da
avaliação dos periódicos, do que eles e
seus autores produzem e da reavaliação
do sistema de avaliação - quem
avalia os avaliadores? O outro tópico
de grande interesse diz respeito aos
editores, seu perfil profissional, interação
com autores, avaliadores e suas
posições de mercado. Levithan e
Singleton discutem, por exemplo, a
importância da presença no mercado
das sociedades científicas e de seu
perfil complementar ante os editores
privados, custos, enfim, aspectos de
economia da publicação periódica
O PAPEL DO EDITOR
A literatura sobre os editores enquanto
agentes do processo de comunicação
é atualmente representativa, segundo
Balaban, principalmente se considerarmos
artigos que se fundam na prática
editorial, e não, propriamente, na
pesquisa. Dos encontros especializados
e que reúnem cientistas e profissionais,
tem-se originado grande
parte das contribuições
Editores desempenham papel central
no processo de comunicação na ciência.
A maior parte das decisões a
respeito do conteúdo dos periódicos
científicos é tomada pelos editores, e
muito se têm indagado a respeito do seu
papel.
Um dos papéis mais discutidos é o de
gatekeeper
Crane, é aquele que se traduz
pela função intermediária desempenhada
pelo editor entre autores e
leitores no que concerne à seleção do
que o público vai ler
gatekeeper
nas ciências sociais, em que as
decisões e as normas são mais subjetivas.
É difícil decidir o que é qualidade
e o que não é. Para Munters, qualidade
não é apenas uma questão de exatidão
Eles funcionam não apenas como
intermediários entre autores e o públicoalvo,
mas, principalmente, como integradores
de interesses diversos: de
autores, do público, do publicador, da
gráfica, do periódico, da disciplina científica
e dele mesmo.
Neste processo, editores são igualmente
assessorados por seus pares
enquanto membros do corpo editorial na
forma de
que complementem o papel do editor.
Nesse sentido, o editor não é um livre
empreendedor.
A formação dos editores é provida pela
própria prática, e o importante é o
conhecimento da área de pesquisa, e
não o profissional relativo à publicação,
pois sua principal tarefa é o controle de
alta qualidade. O tempo necessário para
obter experiência é longo, cerca de oito
anos
A atividade raramente é remunerada e,
na maioria das vezes, o editor concilia
sua função de professor e pesquisador
com as funções típicas de edição de
periódicos
O COMPORTAMENTO DO PERIÓDICO
CIENTÍFICO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
A literatura de pesquisa científica privilegia
as áreas de
hard,
concentração em características do
processo nos países desenvolvidos
Nesse sentido, estudos de caso e de
situações peculiares dos países em
desenvolvimento são importantes, por
questionarem o modelo geral.
Três importantes contribuições afloram
na área de ciências sociais: as
resultantes dos projetos Desing of
Information Sistem in the Social
Sciences (DISISS) e Information
Requirements of the Social Sciences
(INFROSS), 1968-1970, de caráter
primário, em que, ao conhecimento da
oferta de informação em ciências
sociais, juntou-se o de sua demanda,
conforme demonstra Haart
de caráter secundário, de Lindsey, é útil
na compreensão do sistema de publicação
científica nas ciências sociais
E a última, de Altbach, sobre periódicos
nos países em desenvolvimento
O projeto DISISS (1973-1975) mapeou,
pela primeira vez e em nível mundial, o
tamanho e a composição da literatura
em ciências sociais comparativamente
a áreas de ciência e tecnologia.
Tomando por base o ano de 1970 e as
estatísticas da Unesco - problemáticas
algumas vezes -, os índices encontrados
revelam que monografias e artigos
nas ciências sociais têm praticamente
a mesma expressão quantitativa: a
média é de 1.08 artigos para uma
monografia. Muito diferente da ciência
e tecnologia, que apresenta a média de
oito artigos por monografia.
Outro dado igualmente significativo é o
que diz respeito às publicações periódicas
nas ciências sociais:
• A literatura primária apresenta-se com
2 670 títulos correntes, e há grande
descontinuidade na edição, contra 123
mil na ciência e tecnologia.
378 Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996
O periódico científico como veículo de comunicação: uma revisão de literatura
• A literatura secundária (índices e
bibliografias) apresenta-se com grande
número de pequenos serviços cujo
crescimento é maior do que o da literatura
primária; na ciência e tecnologia
há um pequeno número de grandes
serviços.
• A literatura terciária - artigos de revisão
- apresenta apenas 2% de toda a
literatura; a relação é de um artigo de
revisão para 133 artigos primários. Em
áreas de ciência e tecnologia, a relação
é de 1 para 45. Em 17 artigos, 16 referem-
se a áreas de ciências e tecnologia
e uma às ciências sociais.
Quanto ao uso de informação - projeto
INFROSS - os resultados revelam baixo
uso de fontes secundárias e de
bibliotecas e pouca citação de artigos
comparativamente a seu uso. A principal
dificuldade é a de acesso físico aos
documentos.
Ainda tendo como foco as ciências
sociais e compartimentais, a síntese de
vários estudos realizada por Lindsay
demonstra o quanto o sistema de
publicação segue padrões próprios no
que respeita a vários aspectos
O processo de controle de qualidade,
por exemplo, é mais afetado por
critérios não científicos do que o de
outras áreas científicas, contradizendo
o modelo normativo mertoniano. A falta
de paradigma e de consenso dificulta o
julgamento, além do fato de essas
ciências terem como objeto de suas
investigações a realidade social, o que
pode introduzir o viés ideológico no
julgamento.
A taxa de rejeição é em torno de 80% e
também é afetada por falta de espaço
nas revistas, conseqüência do pouco
apoio financeiro do governo para programas
de publicações da área: os artigos
na sociologia e na economia são 30%
mais longos que nos outros campos.
A falta de paradigma e de consenso,
aliada à falta de espaço nas revistas e
à grande competição, torna as ciências
sociais mais vulneráveis a atitudes
antiéticas.
Os corpos editoriais das revistas de
sociologia e de psicologia são compostos
por especialistas que contribuem
substantivamente para a área e
são igualmente muito citados, exceção
para a área de serviço social.
Os
na excelência acadêmica, e isso se
reflete no engajamento do controle de
qualidade. A elite dos
muito envolvida com suas pesquisas,
aparece no corpo de avaliadores, conferindo
prestígio ao periódico, mas não
julga os trabalhos.
A aceitação de trabalhos de autores de
instituições de grande prestígio acadêmico
também ocorre nas ciências
sociais.
Contrastando com a física, em que a
aceitação e publicação de artigos se
fazem muito rapidamente, o prazo entre
a submissão e publicação é de cerca de
dois anos. A incorporação imediata dos
seus resultados de pesquisa é largamente
prejudicada por tão longa espera.
Os pareceres de rejeição dos trabalhos,
altamente elaborados, cumprem importante
função pedagógica. Mas a rejeição
pode ser prejudicial à ciência na
medida em que inviabiliza novas
submissões de artigos.
Os padrões de autoria dos artigos apontam
para o isolamento dos pesquisadores
e para a falta de financiamento de
grandes projetos. Na área de economia,
o índice de artigos de autoria única
é de 83% contra 19% da bioquímica.
Porém, os periódicos nas ciências sociais
e nos países em desenvolvimento
cumprem um importante papel, qual
seja, o de institucionalizar o próprio
sistema acadêmico de pesquisa, por ser
esta área orientada para questões e
problemas diretamente relacionados
com esses países levados à necessidade
de publicar no idioma local.
Os editores das revistas estrangeiras
não estão orientados para as questões
desses países, e são poucos os autores
de projeção internacional.
Nas ciências sociais, os custos, comparativamente
ao de outras áreas, não são
tão caros e a tecnologia em que se
apóiam é relativamente simples. É
fundamental o apoio das agências de
fomento, nos primeiros anos de funcionamento
dos periódicos.
As maiores dificuldades dizem respeito
à ausência de uma cultura acadêmica
de publicação. Nesse sentido, os periódicos
precisam primeiro estabelecer normas
e valores culturais, criando condições
institucionais para sua sobrevivência.
Um grave problema é a tendência que
têm as instituições acadêmicas de
estabelecer seus próprios periódicos,
trazendo como conseqüência baixa
afluência de artigos e circulação
reduzida. Um aspecto a ser considerado
é o de sua orientação para áreas
disciplinares com base nacional ou até
mesmo regional, entre vários países.
A literatura sobre comunicação científica
nos países em desenvolvimento, em
geral, e a brasileira, em particular, estão
longe de cobrir a variedade de aspectos
discutidos até aqui por Lindsay.
Primeiro, por se entender que seu
estágio de desenvolvimento acompanha
o desenvolvimento científico, em geral,
e sua colocação em frente da atividade
científica internacional. Não parece haver
muito sentido, na atualidade, tentar
correlacionar-se o prestígio com a
facilidade de leitura dos artigos. É preciso
que se indague primeiro se nossos
periódicos têm prestígio. A qualidade
dos periódicos que emanam dos países
em desei ivolvimento é pobre e está muito
abaixo das normas internacionais,
segundo Gupta e Nathau. É fato que
existem exceções, e os autores apontam
nos países tropicais as áreas de
química e medicina como as que mais
se aproximam dos padrões estrangeiros.
O motivo relaciona-se com o teor
originalidade da pesquisa nessas áreas:
doenças e plantas típicas desses
países. Outro aspecto é a tendência
de os autores desses países publicarem
no exterior para conseguir visibilidade
entre seus pares
Segundo, por ser esta área muito dependente
de dados secundários. Uma base
de dados como a do ISI é imprescindível
para estudos de avaliação em seus
mais variados aspectos. No Brasil, nem
mesmo as bibliografias são instrumentos
correntes. As bases de dados
da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Ensino Superior (Capes)
e do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico
(CNPq) nem sempre estão atualiza-
Ci. Inf., Brasília, v. 25, n. 3, p. 375-382, set./dez. 1996
O periódico científico como veículo
das e, no mais das vezes, só coletam,
mas não processam informações e nem
daí derivam dados estatísticos.
É verdade que elas possuem um inestimável
acervo de informações sobre a
pós-graduação no país. É fato também
que essas informações não estão
sendo sistematicamente trabalhadas
para fornecimento de indicadores
quantitativos por área.
OS ESTUDOS SOBRE O PERIÓDICO
CIENTÍFICO NO BRASIL
É com a pós-graduação em ciência da
informação, em 1970, que os estudos
em comunicação científica se iniciam,
fundamentalmente a partir dos resultados
de pesquisa para fins de suas
dissertações de mestrado. Mas especialistas
de outras áreas têm igualmente
contribuído para o exame da matéria,
principalmente com trabalhos de reflexão
e de pequenas análises sobre o
periódico científico.
Estudos sobre periódicos científicos no
país encontram-se sistematicamente
analisados na contribuição de Costa a
respeito da produção editorial de
periódicos biomédicos brasileiros. Sua
revisão de literatura destaca os problemas
enfrentados pela editoração de
periódicos científicos no pais, em seus
aspectos de qualidade, normalização,
comercialização e distribuição, falta de
apoio institucional e de recursos financeiros,
descontinuidade de suas edições
e ausência de recursos humanos
na área, com o conseqüente amadorismo
presente em sua editoração
Outra pesquisa praticamente confirma
os problemas apontados por Costa.
Trata-se de Oliveira, que faz um estudo
detalhado sobre os periódicos apoiados
pelo Programa de Publicações do CNPq/
Finep. Essas revistas, apesar de serem
consideradas as melhores em suas
áreas de especialização, igualmente
apresentam problemas de normalização,
de falta de apoio financeiro e de
pouca afluência de originais para
publicação. Esses últimos repercutem
na regularidade das edições, pois as
revistas nem sempre cumprem a periodicidade
adotada
O exame do corpo editorial também
integra sua contribuição: a presença
significativa de membros da própria
instituição editora da revista aponta
para a falta de clareza entre os editores,
do papel que estes devem desempenhar
quanto ao controle de qualidade.
O exame de práticas adotadas por editores
de revistas das ciências sociais é
objeto do estudo de Pereira e Gomes.
As taxas de rejeição de artigos entre
as revistas que contam com um sistema
de avaliação aberta são maiores do que
entre as de sistema fechado
Costa ainda afirma, em sua pesquisa,
que, às dificuldades até aqui apontadas,
aliam-se outras que certamente interferem
no conteúdo do que se publica,
como é o caso do alto índice de revistas
editadas por instituições governamentais,
principalmente instituições de
ensino e pesquisa. Entre cerca de mil
títulos editados na área biomédica, 60%
são de responsabilidade destas, contra
apenas 30% de sociedades científicas,
situação bastante diferente dos países
de tradição científica consolidada e que
certamente se reflete no alto índice de
artigos domésticos, isto é, de autores
filiados às próprias instituições editoras
dos periódicos
O conhecimento produzido no país, na
forma de dissertações e teses, que em
muitas áreas de pesquisa ainda é mais
substantivo, não se faz representar nos
periódicos nacionais com a freqüência
necessária á incorporação de novas
contribuições. Os estudos de Pereira e
Souza mostram a baixa participação do
conhecimento produzido em engenharia
química e odontologia, respectivamente
na forma de artigos e periódicos
em revistas especializadas
O fator de impacto dos periódicos
nacionais espelha os problemas até aqui
apontados, aos quais se aliam a falta
de tradição científica no país.
Duas análises, a de Lemos e a de Yahn,
apontam para o baixo impacto dos periódicos
de radiologia e agricultura respectivamente,
entre os periódicos nacionais,
e confirmam ainda que a situação
é peculiar à América Latina.
OBSERVAÇÕES FINAIS
A principal motivação para este estudo
decorre da necessidade de se conhecer
o sistema de publicações periódicas que
deve ser compreendido por todos
aqueles que integram a comunidade de
pesquisa em cada área acadêmica em
particular: autores, editores, avaliadores
e bibliotecários.
A necessidade de tal compreensão
deve-se a
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